Um Guia Rápido para o Hangul, o Alfabeto Coreano – Pronúncia e Regras

O Hangul é o alfabeto asiático mais fácil de aprender para falantes de línguas ocidentais? Continue lendo para descobrir.

Um ditado popular coreano sobre o Hangul e seus caracteres diz: “um homem sábio pode familiarizar-se com eles [os caracteres] antes que a manhã termine; um homem estúpido pode aprendê-los em questão de dez dias”. Isso sugere que o alfabeto coreano é na verdade mais fácil do que se pensa. Embora a língua coreana seja uma das mais difíceis de aprender para falantes de inglês, seu alfabeto tem sido elogiado por linguistas por seu design featural* e descrito como “brilhante” e “um sistema fonético perfeito criado para resistir aos testes do tempo e do uso”.

Seja qual for o motivo pelo qual você queira aprender coreano – seja para viajar ou se mudar para a Coreia do Sul, seja por ser fã do BTS (também conhecido como Bangtan Boys, um grupo de k-pop sul-coreano) ou simplesmente por ser apaixonado pela cultura coreana – o Hangul é um ponto de partida perfeito. Não apenas ele lhe dará confiança para continuar aprendendo, mas também ajudará você a ler a maioria dos textos escritos em coreano.

Além disso, se você começar a aprender coreano usando a romanização coreana (representação do alfabeto coreano em caracteres latinos), provavelmente ficará viciado nisso, e isso não será bom para você. Uma vez que você se acostuma com a romanização, é realmente difícil abandoná-la e aprender a escrever em coreano usando o Hangul.

*um sistema de escrita featural é aquele em que as formas dos caracteres imitam as características de articulação e recursos fonéticos quando são pronunciados.

Uma breve história do Hangul: como o alfabeto coreano foi criado?

Normalmente, não discutimos história quando se trata de sistemas de escrita, mas a história do Hangul é absolutamente fascinante e você certamente vai querer saber mais.

O alfabeto coreano, também conhecido como Hangul ou Hangeul na Coreia do Sul e Chosŏn’gŭl na Coreia do Norte, foi inventado em 1443 pelo Rei Sejong, o Grande, o quarto rei da dinastia Joseon da Coreia.

Durante centenas de anos antes da criação do Hangul, os coreanos escreviam usando caracteres chineses clássicos (que eles chamavam de Hanja) ao lado de outros sistemas nativos de escrita fonética. No entanto, muitas pessoas das classes mais baixas não sabiam ler ou escrever por causa das diferenças fundamentais entre o coreano e o chinês e, é claro, por causa do grande número de caracteres chineses. Afinal, até hoje, muitas pessoas acham o chinês e o japonês muito difíceis de aprender por causa de seus complexos sistemas de escrita.

Assim, para ajudar mais pessoas comuns a se tornarem alfabetizadas, o Rei Sejong, o Grande, pessoalmente criou e promulgou um novo alfabeto: o alfabeto coreano. O novo sistema de escrita foi projetado para que pessoas com pouca ou nenhuma educação pudessem aprender facil mente a ler e escrever.

hangul sejong
“King Sejong the Great, creator of Hangul” by Mathew Schwartz©

Um documento publicado em 1446 e descoberto em 1940 explica que o design das consoantes coreanas imita a forma e os recursos fonéticos do articulador ao pronunciá-las, e as vogais são baseadas nos princípios da harmonia das vogais e do yin e yang.

Oposição e ressurgimento

Mas a história não termina aí. O novo alfabeto enfrentou oposição por parte da elite literária, que considerava o Hanja o único sistema de escrita legítimo e via a circulação do alfabeto coreano como uma ameaça ao seu status. No entanto, o alfabeto coreano entrou na cultura popular e foi especialmente usado por mulheres e escritores de ficção popular.

Em 1504, o Rei Yeonsangun proibiu o estudo e a publicação do alfabeto coreano depois que um documento criticando-o foi publicado.

No entanto, nos séculos XVI e XVII, houve um ressurgimento do alfabeto coreano, quando a poesia e os romances escritos no alfabeto coreano floresceram.

Em seguida, graças ao nacionalismo coreano e à promoção do alfabeto coreano pelos missionários ocidentais, o Hangul (termo cunhado pelo linguista Ju Si-gyeong em 1912) foi adotado em documentos oficiais pela primeira vez em 1894.

O uso do Hangul enfrentou ainda mais oposição e reformas durante o domínio japonês, mas acabou se tornando o sistema de escrita exclusivo tanto na Coreia do Norte quanto na Coreia do Sul após 1950.

O alfabeto coreano – uma visão geral

O alfabeto coreano, também conhecido como Hangul ou Hangeul na Coreia do Sul e Chosŏn’gŭl na Coreia do Norte, é composto por 24 letras básicas: 14 consoantes (ㄱ ㄴ ㄷ ㄹ ㅁ ㅂ ㅅ ㅇ ㅈ ㅊ ㅋ ㅌ ㅍ ㅎ) e 10 vogais (ㅏ ㅑ ㅓ ㅕ ㅗ ㅛ ㅜ ㅠ ㅡ ㅣ). Além disso, ao se aprofundar, você descobrirá que existem, na verdade, 19 letras complexas com 5 consoantes tensas (ㄲ ㄸ ㅃ ㅉ ㅆ) e 11 vogais complexas (ㅢ ㅚ ㅐ ㅟ ㅔ ㅒ ㅖ ㅘ ㅝ ㅙ ㅞ) formadas pela combinação das letras básicas.

O nome “Hangeul” combina a palavra coreana “han” (한), que significa “grande”, e “geul” (글), que significa “escrita”. No entanto, a palavra “han” também é usada para se referir à Coreia em geral, portanto, o nome também pode ser traduzido como “escrita coreana”.

Ao contrário do chinês ou japonês, que têm centenas ou mesmo milhares de caracteres – cada um com 10, 15 ou até mais traços – a letra coreana mais complexa (ou caractere) possui apenas cinco traços. Além disso, o Hangul é um alfabeto muito científico. Uma vez que você entenda a lógica por trás dele, a jornada de aprendizado se torna mais fácil.

As letras coreanas são chamadas de jamo (자모) e são escritas em blocos silábicos organizados em duas dimensões. Um bloco desse tipo sempre tem exatamente uma sílaba. Por exemplo, para escrever “abelha” em coreano (kkulbeol), você escreverá 꿀벌, não ㄲㅜㄹㅂㅓㄹ. Hoje, os textos coreanos são geralmente escritos da esquerda para a direita, com espaços entre as palavras e pontuação no estilo ocidental.

Como mencionado anteriormente, o Hangul é um sistema de escrita featural. Isso significa que as letras imitam a forma que a boca faz quando o som correspondente é criado. Absolutamente fascinante! Vamos entrar em um pouco mais de detalhes e ver como pronunciar as letras do alfabeto coreano.

Pronúncia das consoantes coreanas

Línguas de diferentes grupos linguísticos raramente se assemelham entre si. Portanto, é muito difícil explicar os sons de uma língua usando as letras de outra. No nosso contexto, isso significa que não há uma maneira perfeita de representar os caracteres coreanos usando letras ou sons latinos/ingleses. As letras inglesas que usaremos para explicar como pronunciar as letras do alfabeto coreano são a representação mais próxima possível.

Para entender melhor como pronunciar o Hangul, é melhor usar aplicativos de aprendizado de idiomas, como o Mondly, onde áudios claros gravados por locutores nativos ajudarão você a entender as particularidades de pronúncia do idioma coreano.

Por exemplo, os sons das 14 consoantes (ou da lista estendida de 19) da língua coreana mudam dependendo se aparecem no início, no meio ou no final de uma sílaba. Aqui está um gráfico básico das consoantes do alfabeto coreano para iniciantes:

korean consonants chart
Korean consonants chart for beginners

Como você pode ver, as consoantes complexas ou duplas estão em uma cor diferente na última linha do gráfico. Além disso, sob cada consoante, você encontrará seu som correspondente no início e no final da sílaba. Algumas delas têm sons idênticos independentemente de sua posição na sílaba. Além disso, algumas delas são silenciosas e outras nunca são usadas no final da sílaba (como ㄸ, ㅃ e ㅉ).

Vamos pegar o “ㅇ” como exemplo, que é silencioso quando está no início da sílaba e é usado como um espaço reservado quando a sílaba começa com uma vogal.

Vamos ver algumas outras consoantes coreanas cujos sons se transformam devido à mudança de posição em uma palavra.

  • ㅈ: 죽 [chuk] – “mingau” e 콩죽 [k’ong-juk] – “mingau de feijão”;
  • ㅂ: 밥 [pap] – “arroz” e 보리밥 [poribap] – “cevada misturada com arroz”
  • ㄱ: 공 [kong] – “bola” e 새 공 [saegong] – “bola nova”

Pode parecer um pouco avassalador agora, mas com um pouco de estudo você eventualmente dominará todas essas regras. O segredo é vê-las em ação em um contexto real. Basta começar a praticar coreano com o Mondly e você não se arrependerá. Leva apenas 10 minutos por dia para falar suas primeiras palavras em coreano.

Pronúncia das vogais coreanas

As vogais coreanas geralmente são separadas em duas categorias: monoftongos e diftongos. Enquanto os monoftongos são produzidos com um único movimento articulatório, os diftongos apresentam uma mudança articulatória e geralmente consistem em dois elementos: um deslizamento (ou semivogal) e um monoftongo.

A melhor parte sobre as vogais coreanas é que elas são mais fáceis de aprender porque não mudam dependendo de sua posição na sílaba. Então, aqui está como pronunciar as vogais coreanas:

korean vowels chart
Korean vowels chart for beginners

As que são representadas com uma cor diferente nas duas últimas fileiras são as 11 vogais complexas que combinam letras básicas.

Nomes e design das letras coreanas

A ordem alfabética do alfabeto coreano é chamada de ganada (가나다 순) e não mistura consoantes e vogais. Primeiro vêm as consoantes e depois as vogais.

Agora, quando você está aprendendo coreano para iniciantes, às vezes é útil saber os nomes das letras coreanas. Se você não sabe como pronunciar uma palavra, você pode soletrá-la usando esses nomes. No entanto, eles devem ser usados apenas como um guia no início. Não dependa desse tipo de truque por um longo período de tempo, ou você corre o risco de nunca dominar a arte do Hangul.

Korean Alphabet Chart: Consonant Names

Korean consonantName of the consonantRomanized spelling
기역giyeok
쌍기역ssangiyeok
니은nieun
디귿digeut
쌍디귿ssangdigeut
리을rieul
미음mieum
비읍bieup
쌍비읍ssangbieup
시옷siot
쌍시옷ssangsiot
이응ieung
지읒jieut
쌍지읒ssangjieut
치읓chieut
키읔kieuk
티읕tieut
피읖pieup
히읗hieut

Como você pode ver, a tabela também inclui as consoantes complexas. Vamos passar para as vogais e ver quais são seus nomes!

Korean Alphabet Chart: Vowel Names

Vowel/Name of the vowelRomanized spelling
a
ae
ya
yae
eo
e
yeo
ye
o
wa
wae
oe
yo
u
wo
we
wi
yu
eu
ui
i
Porque os nomes das vogais são na verdade os sons que elas fazem, essa parte será mais fácil de lembrar. Boa sorte!

Design das letras coreanas e sua influência na pronúncia

Para um olhar não treinado, as letras coreanas podem parecer sem sentido, mas há uma história muito mais complexa por trás delas. Os sistemas de escrita podem transcrever línguas no nível de morfemas (sistemas logográficos como o Hanja), de sílabas (silabários como o kana japonês), de segmentos (sistemas alfabéticos como o alfabeto latino que usamos em inglês) ou, às vezes, de traços distintivos. Bem, imagine que o alfabeto coreano incorpora aspectos dessas três últimas.

O Hangul agrupa sons em sílabas, usa símbolos distintos para segmentos e, às vezes, usa traços distintos para indicar traços distintivos como o local de articulação (labial, coronal, velar, glotal), o modo de articulação (oclusivo, nasal, sibilante, aspiração) e assim por diante.

As consoantes são agrupadas em cinco grupos homorgânicos – cada um com sua própria forma básica. Não devemos esquecer que as consoantes coreanas imitam a forma que a boca faz quando o som correspondente é criado. Vamos explorar a forma básica de cada grupo:

  • consoantes velares (ㄱ g [k], ㅋ k’ [kʰ]): ㄱ é uma visão lateral da parte de trás da língua elevada em direção ao véu palatino; ㅋ é derivado de ㄱ com um traço extra para o estouro da aspiração.
  • consoantes sibilantes (ㅅ s [s], ㅈ j [tɕ], ㅊ ch [tɕʰ]): ㅅ representa uma visão lateral dos dentes e a linha horizontal no topo de ㅈ representa o contato firme com o céu da boca; o traço horizontal superior de ㅊ representa uma explosão adicional de aspiração.
  • consoantes coronais (ㄴ n [n], ㄷ d [t], ㅌ t’ [tʰ], ㄹ r [ɾ, l]): ㄴ é uma visão lateral da ponta da língua elevada em direção à crista alveolar; a linha horizontal no topo de ㄷ representa um contato constante com o céu da boca; o traço do meio em ㅌ representa uma explosão de aspiração e o topo de ㄹ representa uma batida da língua.
  • consoantes bilabiais (ㅁ m [m], ㅂ b [p], ㅍ p’ [pʰ]) – ㅁ representa a forma dos lábios unidos; o topo de ㅂ representa o estouro de liberação do b, o traço horizontal superior de ㅍ é para a explosão de aspiração.
  • consoantes dorsais (ㅇ ‘/ng [ʔ, ŋ], ㅎ h [h]) – ㅇ é um contorno da garganta e ㅎ é pronunciado na garganta com um fechamento representado pela linha horizontal superior. O traço vertical extra representa uma explosão de aspiração.

Passando para as vogais, seu design é baseado em três elementos:

  • uma linha horizontal representando a Terra, a essência do yin ㅡ;
  • um ponto para o Sol, a essência do yang ㆍ (no Hangeul moderno, o ponto celestial se transformou em uma linha curta);
  • uma linha vertical para o ser humano, o mediador entre o Céu e a Terra ㅣ.
korean alphabet hangul
“I’ve prepared for you. Just a moment” by Tsuyuri Hara©

Colocação das letras coreanas dentro das formas dos blocos

Diz-se que existem cerca de 11.000 formas possíveis de blocos no alfabeto coreano. Então como você coloca uma letra dentro de um bloco? Você precisa lembrar todas elas de cor?

Não se preocupe. Não precisa. Uma vez que você entenda a lógica por trás da colocação das letras dentro de um bloco, escrever em coreano será muito fácil para você. Aqui estão algumas dicas:

  • se a vogal consistir em uma linha vertical longa como ㅏ, ㅑ, ㅓ, ㅕ ou ㅣ, a consoante que a acompanha ocupará a primeira metade (ou a esquerda) do bloco, e a vogal será escrita na segunda metade: ㅂ + ㅣ = 비 (bi) ou ㅇ + ㅏ = 아 (a);
  • se a vogal consistir em uma linha horizontal longa como ㅗ, ㅛ, ㅜ, ㅠ ou ㅡ, a consoante que a acompanha será escrita na metade superior do bloco, e a vogal na metade inferior: ㅋ + ㅠ = 큐 (kyu) ou ㅇ + ㅗ = 오 (o);
  • se você tiver uma consoante, uma vogal e depois outra consoante final anexada no final, a segunda consoante será escrita na parte inferior do bloco e será chamada de 받침 batchim (“suporte no chão”): 부 + ㄹ = 불 (bul) ou 아 + ㄴ = 안 (an);
  • se a vogal combinar orientações (tiver tanto uma linha vertical longa quanto uma linha horizontal longa, como ㅢ), ela envolverá o caractere inicial de baixo para a direita: ㅇ + ㅢ = 의 (ui).

Fale coreano fluentemente em apenas 10 minutos por dia

Você quer falar coreano fluentemente rapidamente? Obtenha o Mondly, o aplicativo premiado de aprendizado de idiomas que ajudará você a falar coreano com a mesma facilidade com que fala sua língua nativa.

Pode ser realmente difícil dominar a pronúncia coreana se você não mora ativamente em um país de língua coreana. Mas com o Mondly, você terá acesso a um método de aprendizado único, rápido e altamente eficiente que permite aprender coreano de forma natural, com tópicos práticos, conversas autênticas e Lições Diárias curtas.

Comece a usar o Mondly gratuitamente em seu computador, tablet ou, melhor ainda, baixe o aplicativo Mondly em seu dispositivo iOS ou Android e aprenda idiomas rapidamente a qualquer hora, em qualquer lugar.

Obtenha o Mondly agora e fale coreano como você nunca imaginou que poderia!

Anonymous's Gravatar

Patrik R

Especialistas em SEO e um viciado em marketing que quer que tudo seja otimizado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Related articles