Agradecimento em Chinês: Xièxiè e outras 12 Frases de Agradecimento em Chinês

Aqui estão 12 das formas mais importantes de dizer "obrigado" em chinês. Porque 谢谢 (xièxiè) é o "obrigado" mais falado no mundo.

Agradecimento em Chinês: Xièxiè e outras 12 Frases de Agradecimento em Chinês

A cortesia é um fenômeno muito complexo que pode diferir em significado dependendo da cultura. O que é educado em um país pode ser considerado rude em outro. No entanto, existem algumas regras que têm a mesma interpretação em todo o mundo. Por exemplo, um agradecimento sincero é oportuno em todos os cantos do mundo. E a cultura chinesa não é exceção. Se há uma frase que você deve dominar antes de viajar para a China, é 谢谢 (xièxiè) – que significa “obrigado” em chinês. Como James Allen disse uma vez: “nenhum dever é mais urgente do que o de agradecer”.

Além disso, 谢谢 (xièxiè) é o “obrigado” mais falado no mundo. Com 谢谢 (xièxiè), você poderá expressar sua gratidão a mais de 1 bilhão de pessoas. Não é incrível?

Aqui estão, então, 12 das formas mais importantes de dizer “obrigado” em chinês.

1. Xièxiè – o “obrigado” chinês mais comum

Como já mencionado, a forma mais comum de dizer “obrigado” em chinês é xièxiè (谢谢) ou xièxie. Uma pronúncia aproximada em chinês seria syeh-syeh, mas, embora pareça que as mesmas palavras estejam sendo repetidas duas vezes, na verdade há uma diferença muito sutil entre as duas. Como o primeiro caractere tem um quarto tom e o segundo é neutro, você deve começar a pronúncia com o primeiro caractere em uma entonação mais alta e, em seguida, dizer o segundo caractere mais levemente e sem ênfase.

Portanto, sempre que você quiser expressar sua gratidão em chinês, é seguro dizer xièxiè (谢谢). E como é uma fórmula universal, pode ser usada com segurança na maioria das interações sociais.

Dito isso, vamos ver algumas variações de “obrigado” em chinês.

  • Obrigado! / Obrigada! – 谢谢! – Xièxiè!
  • Obrigado! – 谢谢你! – Xiè xiè nǐ! (um pouco mais formal que 谢谢)
  • Obrigado! – 谢谢您! – Xiè xiè nín! (em oposição a 你 nǐ, 您 nín é mais cortês e formal, então isso é adequado quando você está falando com alguém hierarquicamente superior a você)
  • Muito obrigado! – 多谢! – Duō xiè! (usado principalmente em mensagens de texto entre amigos, mas os adolescentes também tendem a usar na fala)
  • Valeu! – 谢了! – Xiè le! (comumente usado entre amigos próximos)
thanks in chinese
“Xiangxi, China” by Theodor Lundqvist©

2. Muito obrigado(a) em chinês

Assim como em qualquer outro idioma, a maneira como você diz “obrigado” em chinês pode alterar seu significado. Se você diz isso de forma áspera e mantém uma expressão séria, os falantes de chinês podem perceber sua atitude como sarcástica. Portanto, sorria, aja como faria em seu idioma nativo e acene respeitosamente (não faça uma reverência como faria no Japão). Mesmo que sua pronúncia não seja perfeita, sua mensagem certamente será transmitida corretamente.

Agora, vamos dar uma olhada em algumas das formas mais comuns de dizer “muito obrigado” em chinês.

  • Thank you very much – 非常感谢你!Fēicháng gǎnxiè nǐ! (uma forma mais formal de agradecer alguém quando você está se sentindo extremamente grato pelo que eles fizeram por você)
  • Many thanks! – 感谢! – Gǎn xiè! (uma versão mais curta de 非常感谢你, também adequada para situações em que você deve uma gratidão séria a alguém)
  • Thank you very much! 非常谢谢!Fēi cháng xiè xiè! (significado literal: agradecimentos extremos)

Outras variações incluem:

  • Thank you very much! – 非常谢谢你! – Fēi cháng xiè xiè nǐ!
  • (I’m) really grateful! – 非常感谢! – Fēi cháng gǎn xiè!
  • (I’m) really grateful! – 非常感谢你! – Fēi cháng gǎn xiè nǐ! (ligeiramente mais formal que a anterior)
  • Thank you SO much! – 太谢谢你了! – Tài xiè xiè nǐ le!

3. Obrigado(a) por… em chinês

Tão importante quanto o simples “obrigado” é o “obrigado por algo”. Porque às vezes você precisa ser mais específico. Pelo que você está agradecendo a eles? Então aqui está como agradecer alguém em chinês pelo presente que eles lhe deram e algumas outras frases em chinês que podem ser úteis na sua próxima visita à China.

  • Thank you for everything. – 感谢你为我做的一切。– Gǎnxiè nǐ wèi wǒ zuò de yīqiè.
  • Thank you for your help. – 谢谢你的帮助。– Xièxiè nǐ de bāngzhù.
  • I thank you for the gift. – 我为那个礼物感谢你。– Wǒ wèi nàgè lǐwù gǎnxiè nǐ.
  • Thank you for letting me know. – 谢谢你让我知道。– Xièxiè nǐ ràng wǒ zhī dào.
  • Thank you for your coffee! – 谢谢你的咖啡!– Xièxiè nǐ de kā fēi!
  • Thank you for coming today – 感谢您今天的光临。– Gǎnxiè nín jīntiān de guānglín.
  • Thank you for your consideration. – 谢谢您的关心。– Xièxiè nín de guānxīn.
  • Thank you for spending time with us. – 谢谢您花时间和我们在一起。– Xièxiè nín huā shíjiān hé wǒmen zài yìqǐ.
xiexie chinese
“Jiaxing, China” by Jay©

4. Outras formas de expressar sua gratidão em chinês

Dependendo do contexto social, em alguns casos, você pode querer variar suas respostas. Por exemplo, quando alguém elogia você, em vez de dizer 谢谢 xièxiè – que pode parecer um pouco arrogante, você pode dizer 哪里哪里 nǎlǐ nǎlǐ. Em inglês, isso se traduz como “não, não” ou “onde, onde”, significando “você está me bajulando” ou “você é muito gentil”.

Na verdade, a cultura chinesa é conhecida por sua preferência pela modéstia e humildade. Desviar um elogio em vez de aceitá-lo com um simples “obrigado” é muito mais apreciado. Assim, outra forma de desviar um elogio (enquanto secretamente o aprecia) é dizer 没有没有 méiyǒu méiyǒu – que significa “não, não, isso é bobagem”.

BÔNUS: De nada em chinês

Se você quiser responder ao agradecimento de alguém com um “de nada” em chinês, pode dizer 不客气 bù kèqì.

Como você pode imaginar, essa é a expressão mais usada, mas novamente, se você quiser variar o vocabulário chinês que está usando, também pode dizer 不用谢 bú yòng xiè (que significa “não precisa agradecer”) ou 小事一桩 xiǎo shì yī zhuāng (“não é nada”).

Você quer aprender mais? Aqui está como dizer “obrigado” em mais de 30 idiomas!


Aprenda chinês em apenas 10 minutos por dia

Pode ser realmente desafiador dominar a pronúncia do chinês se você não mora ativamente na China. Mas com o Mondly, o premiado aplicativo de aprendizado de idiomas, você pode aprender chinês de forma natural, com tópicos práticos e conversas autênticas em chinês gravadas por falantes nativos, para que você possa lidar com situações do dia a dia.

Ao combinar lições diárias curtas e uma experiência gamificada garantida para torná-lo viciado em aprender idiomas, o Mondly está pronto para literalmente fixar a língua chinesa em seu cérebro.

Comece a usar o Mondly gratuitamente em seu computador ou tablet, ou, melhor ainda, baixe o aplicativo Mondly em seu dispositivo iOS ou Android e aprenda idiomas rapidamente a qualquer hora, em qualquer lugar.

Você quer aprender chinês com o Mondly em apenas 10 minutos por dia?

Anonymous's Gravatar

Patrik R

Especialistas em SEO e um viciado em marketing que quer que tudo seja otimizado.


Related articles